A nossa História

O Cantinho do Tareco é uma Associação de Proteção Animal constituída em 2009 por um grupo de amigos e amantes de animais. Teve a sua fase inicial como projeto informal desde 2004, com intervenções no Parque de Campismo de Cortegaça em Aveiro, onde existia uma colónia com um elevado número de gatos, mais propriamente 135 animais felinos. Procedeu-se à sua esterilização, com a ajuda da CATUS Portugal Associação de Proteção do Gato, ao longo de cerca de 4 meses. Todas as ninhadas encontradas até então, foram recolhidas e encaminhadas para adoção. Hoje, habitam neste santuário, cerca de 80 felinos e continuam a ser alimentados e cuidados pela associação.

O Tareco (felino que deu o nome à associação) foi recolhido do parque, onde se encontrava junto dos contentores do lixo, dum dos blocos sanitários, ainda com alguns dias de vida (cerca de 10/12 dias) e adotado por uma das fundadoras.

A Associação já teve alguns espaços, convertidos em gatil, e de momento encontra-se num recinto cedido pelo Espaço Municipal da Maia. Atualmente, estão alojados cerca de 80 felinos, no gatil da associação. Todos os dias, uma equipa de voluntários desloca-se até ao gatil, para se realizar a higiene e limpeza do espaço, verificação do estado de saúde dos peludos e tratamento dos que se encontram doentes na enfermaria.

O nosso trabalho passa por recolher, sempre que possível, Tarecos em risco de vida, mães solteiras com filhotes nas patas e sem abrigo, e tratar deles o melhor possível até que encontrem uma família que se apaixone por eles. Todo o nosso trabalho é feito por voluntários e com a parceria de algumas clinicas veterinárias que nos permitem pagar em prestações todas as nossas dividas. Sobrevivemos com donativos, e é desta forma que suportarmos todas as despesas que temos na Associação e continuamos a puder salvar e a recolher Tarecos das ruas e/ou em perigo de vida.

Lutamos todos os dias pelo bem estar de todos os Tarecos e melhoria da nossa Associação e por isso temos orgulho em afirmar que aqui todos os nossos Tarecos são felizes! Sem os nossos voluntários, adotantes, padrinhos, sócios, clinicas veterinárias que nos servem todos estes anos, todos os donativos e bens essenciais doados aos nossos Patudos, nada disto seria possível. Só esperamos que assim continue e que possamos sempre contar com todos pelo bem dos Tarecos!