Importância da Esterilização

A esterilização é a forma mais eficaz e humana de contribuir para minorar o sofrimento dos animais de companhia.

Em Portugal, a população de cães e gatos cresce dia após dia de forma descontrolada. Este crescimento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento acidental ou irreflectido de animais ao cuidado de alguém.

O destino dos animais resultantes de ninhadas indesejadas é quase incerto. Algumas ninhadas são mortas à nascença por afogamento (situação ainda muito comum em Portugal), outras ninhadas são rapidamente “despachadas” para adotantes irresponsáveis e outras ainda são abandonados no meio de algures e nenhures. Uma coisa é certa: trata-se de um circulo vicioso. Todos estes filhotes indesejados vão quase sempre reproduzir-se e dar origem a mais filhotes que também terão um destino incerto.

A história repete-se vezes sem conta: gestação indesejada, mais animais abandonados, mais animais vítimas de abuso e maus-tratos, mais animais atropelados e mais animais abatidos nos canis e gatis municipais!

A maior parte do sofrimento dos animais de companhia é, de longe, resultado da sua superpopulação, situação que leva a que todos os dias cães e gatos sejam vítimas de abandono, maus-tratos, morte por atropelamento e abate nos canis e gatis municipais portugueses.

A esterilização não só combate o trágico sofrimento associado à superpopulação de cães e gatos, como também aumenta a esperança de vida dos animais e elimina ou reduz os comportamentos incomodativos associados ao cio nas fêmeas e à marcação de território nos machos.

Combater esta triste realidade está nas mãos de todos nós, evitando que os nossos animais de companhia se reproduzam e educar os nossos amigos e conhecidos sobre a importância da esterilização.

Esterilizacao

Para mais informações consulte o site Esteriliza-me.org e/ou contacte-nos.